7.8.07

OSSO NÃO SE JUSTIFICA

transcrição do texto de introdução do livro "Arte e Percepção Visual uma psicologia da visão criadora" de Rudolf Arnheim. Citado na última reunião

" Pode parecer que a arte corre o risco de ser sufocada pelo palavrório. raramente se nos apresenta um novo espécime que estejamos dispostos a aceitar com arte genuína, todo via somos subjugados por um dilúvio de livros, artigos, dissertações discursos, conferencias, guias - todos prontos a nos dizer o que é e o que não é arte, o que foi feito, por que, quando e por quê e por causa do que e de quem. somos perseguidos pela visão de um pequeno corpo delicado, dissecados por uma multidão de ávidos cirurgiões e analistas leigos. e nos sentimos tentados a afirmar que arte esta insegura em nossa época, por que pensamos e falamos demais sobre ela. (...)

"... Temos negligenciado o dom de compreender a coisas através de nossos sentidos. O conceito está divorciado do que se percebe e o pensamento se move entre abstrações. nosso olhos foram reduzidos a instrumentos para identificar e para medir; daí sofrermos de uma carência de idéias exprimíveis em imagens e de uma capacidade de descobrir significado no que vemos. É natural que nos sintamos perdidos na presença de objetos com sentido apenas para uma visão integrada e procuremos refúgio num meio mais familiar: o das palavras."



Essa é instrumentação teórica base para a elaboração da justificativa do projeto... quem tem mais referências?

Nenhum comentário: